Acessibilidade / Reportar erro

Crescimento econômico, retornos crescentes e concorrência monopolista* * Agradecemos os comentários e sugestões de Paulo Arvate, João Victor Issler e Samuel Pessôa. Agradecemos também a CAPES e ao CNPQ pelo apoio financeiro. Qualquer erro remanescente é de inteira responsabilidade dos autores.

Economic growth, increasing results and monopolist competition

RESUMO

Neste artigo, investigamos as deficiências teóricas dos modelos tradicionais de crescimento neoclássico e como a nova literatura de crescimento endógeno surgiu para superar essas deficiências. Estudamos as razões teóricas da hipótese nos modelos tradicionais - alguns deles necessários para a existência de equilíbrio - que implicaram resultados empíricos contra-factuais, como convergência. Investigaremos como essas hipóteses foram relaxadas ou substituídas, até um ponto em que a nova literatura acaba trabalhando com retornos crescentes e modelos de concorrência monopolista de inspiração schumpeteriana que proporcionam crescimento sustentado e destruição criativa.

PALAVRAS-CHAVE:
Modelos de crescimento endógeno; crescimento econômico; análise Neo-Schumpeteriana

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br