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Apropriação, crenças e inculcação: algumas outras conexões entre o pragmatismo americano e o consumidor conspícuo de Veblen

RESUMO

Thorstein Veblen foi um dos fundadores da economia institucional original. O primeiro livro de Veblen, The Theory of the Leisure Class (1899), apresentou aos economistas uma perspectiva interdisciplinar para compreender a tomada de decisão dos consumidores. Essa perspectiva dependia da natureza processual dos instintos, hábitos e instituições. As ideias de Veblen sobre o comportamento humano não eram completamente originais e foi amplamente reconhecido que alguns de seus insights claramente fazem referência aos ensinamentos da escola americana de filosofia pragmática. Diante disso, nosso estudo oferece uma interpretação das ideias de Veblen sobre o comportamento do consumidor por meio dos pontos de vista dos principais pensadores da escola pragmática de sua época. Este estudo explora alguns temas importantes dentro do pragmatismo, como o conceito de apropriação de William James, a compreensão de Charles Peirce sobre a crença e o impulso social e as ideias de John Dewey sobre socialização e a inculcamento de hábitos. Com base nessas referências, buscamos gerar novos insights sobre a perspectiva de Veblen em relação a tomada de decisão dos consumidores em termos mais amplos e, ao mesmo tempo, preservar suas principais referências filosóficas.

PALAVRAS-CHAVE:
Thorstein Veblen; consumo conspícuo; pragmatismo; filosofia pragmática; economia institucional

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