Acessibilidade / Reportar erro

O Acordo de Bretton Woods e a evidência histórica. O sistema financeiro internacional no pós-guerra* * Artigo derivado da pesquisa em pós-doutoramento junto à New School for Social Research - Nova York, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. O autor agradece os comentários e sugestões de Francisco Eduardo Pires de Souza, Gerald Epstein, Joan Dassin e Robert Triffin.

The Bretton Woods Agreement and historical evidence. The post-war international financial system

RESUMO

O Acordo de Bretton Woods refletiu a hegemonia dos Estados Unidos no pós-guerra e o dólar estava vinculado à commodity que historicamente representou o dinheiro internacional - o ouro. No entanto, os demais países desenvolvidos não puderam permitir a conversibilidade da moeda até 1958 e em 1960 a crise do dólar já era evidente. Da “escassez do dólar” à crise do dólar, Bretton Woods foi, na verdade, apenas uma miragem. O aspecto mais significativo da crise do dólar foi certamente o desenvolvimento do mercado Euromoney. Na atualidade, com o “padrão ouro”, por um lado, e projetos de moeda artificial, por outro, o sistema monetário internacional está evoluindo para um sistema oligopolar.

PALAVRAS-CHAVE:
História econômica; sistema financeiro internacional; Bretton Woods

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br