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Vale do Silício no Sul

RESUMO

Novas tendências estão ocorrendo nas indústrias manufatureiras lideradas por empresas multinacionais (EM). A globalização e a liberalização, juntamente com a revolução da tecnologia da informação (TI), aceleraram o setor de “fábulas” na economia de rede, ou seja, terceirizar processos de produção e aquisição global de peças por multinacionais. Como consequência disso, a função principal da multinacional mudou de fabricante para prestadora de serviços, terceirizando processos de produção para fabricantes de contratos estrangeiros (EMs). Na verdade, o NAFTA transformou o México em uma plataforma de produção para os EUA e o Canadá, além de países da América Latina. Podemos observar essas mudanças dramáticas, por exemplo, em Guadalajara, no México, agora chamado de “Vale do Silício no Sul”. Como as multinacionais usam seus nomes de marca para vender produtos, suas funções comerciais se aproximam da indústria da moda. Eles comercializam seus produtos da mesma maneira que a Gucci e a Chanel vendem produtos de design original com os nomes de suas marcas. Portanto, o design e o marketing do produto se tornam muito importantes para as multinacionais alcançarem sucesso nos negócios, enquanto os fornecedores domésticos foram deixados para trás para o fornecimento de peças e componentes nesta nova cadeia de suprimentos global.

PALAVRAS-CHAVE:
Clustering industrial; política industrial; globalização

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