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O mercado na perspectiva da “velha” e da “nova” economia institucional

RESUMO

Este artigo concebe o mercado como uma instituição, contrastando duas abordagens teóricas: os institucionalistas com viés analítico evolucionário, cuja base teórica vem do “velho/original” institucionalismo, e a Nova Economia Institucional, com uma abordagem de viés analítico contratual, vinculada ao mainstream economics. Ambas as abordagens têm dado relevantes contribuições ao considerarem a importância das instituições para o desempenho econômico. Destaca-se um dos limites da abordagem da Nova Economia Institucional, cuja análise do funcionamento dos mercados está centrada na lógica da busca de economia dos custos de transação, como determinante do desempenho econômico. Por sua vez, o institucionalismo evolucionário compreende o mercado em um escopo mais amplo, em que as economias de custos explicam apenas parcialmente o desempenho econômico, não se constituindo, necessariamente, em um fator determinante.

PALAVRAS-CHAVE:
Economia institucional; mercado; custos de transação; institucionalismo evolucionário

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