Acessibilidade / Reportar erro

Estado e industrialização no Brasil* * Versão, com pequenas modificações e atualização, de trabalho apresentado no “XIV Congresso Internacional da Latin American Studies Association (Nova Orleans, março de 1988). O autor agradece os comentários e sugestões de Luiz Carlos Bresser-Pereira à versão inicial deste artigo.

State and industrialisation in Brazil

RESUMO

Da década de 1950 até o final da década de 1970, o Estado desempenhou um papel ativo na estruturação e consolidação do setor industrial no Brasil. No entanto, o alto grau e caráter permanente de proteção ao mercado interno, aliado ao insuficiente desenvolvimento científico e tecnológico, produziu uma indústria amplamente ineficiente, tecnologicamente atrasada e pouco competitiva internacionalmente. Conseguiu vender para o exterior porque o sistema de promoção das exportações de manufaturas compensou o viés antiexportação do sistema de proteção. Esses problemas se agravaram na década de 1980, quando o Estado não só deixou de orientar o desenvolvimento industrial como começou a retardá-lo.

PALAVRAS-CHAVE:
Papel do estado; industrialização; política industrial

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br