Acessibilidade / Reportar erro

Moeda endógena e passividade bancária: uma análise crítica da abordagem “horizontalista” e da “teoria do circuito monetário”

Endogenous currency and banking passivity: a critical analysis of the “horizontalist” approach and the “monetary circuit theory”

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise crítica das abordagens pós-keynesianas que apoiam a tese de uma endogeneidade extrema da criação de dinheiro. Nem os horizontalistas nem os teóricos do circuito monetário dão atenção especial aos aspectos dual e dialético dos bancos, instituições orientadas para o lucro, responsáveis pela criação de dinheiro e pela intermediação financeira. Devido a esses aspectos, a concorrência bancária é o núcleo da instabilidade financeira e da dinâmica do crédito. Tendo como objetivo principal a competição por lucros, os bancos agem prociclicamente ajudando a ampliar a instabilidade da economia capitalista e a estimular atividades de especulação financeira em vez de investimentos industriais, fonte de riqueza e reprodução material nas economias capitalistas.

PALAVRAS-CHAVE:
Pós-keynesianismo; economia monetária; bancos; emissão monetária; competição bancária

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br