Acessibilidade / Reportar erro

Modernidade e discurso econômico: ainda sobre McCloskey* * Este texto faz parte de uma pesquisa mais ampla que conta com financiamento do CNPq. Agradeço os comentários da professora Ana Maria Bianchi. Os equívocos são meus.

Modernity and economic discourse: still on McCloskey

RESUMO

Este artigo é parte de um debate sobre retórica em economia que começou com a publicação dos trabalhos de McCloskey e se espalhou pelo Brasil. Um artigo meu, escrito em 1992, produziu uma intensa polêmica que apareceu na íntegra no livro editado por Rego (Retórica na Economia, São Paulo, editora 34, 1996REGO, José M. (1996) “Retórica na Economia: Ideias no Lugar”. In: REGO, José M. (org.) Retórica na Economia. São Paulo: Editora 34.). No presente trabalho, tento responder aos críticos à minha posição, confrontando as nomeações de McCloskey com as do pragmatismo de Rorthy e considerando, por outro lado, os diferentes significados desenvolvidos no uso do termo “retórico” por McCloskey.

PALAVRAS-CHAVE:
Retórica; metodologia da economia; McCloskey

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br