Acessibilidade / Reportar erro

As Metas de Inflação: Sugestões para um Regime Permanente* * Os autores agradecem os comentários de Ana Cláudia Além, Armando Castelar Pinheiro e de dois pareceristas anônimos. Como é de praxe, a responsabilidade pelo conteúdo do texto cabe exclusivamente aos autores.

Inflation Targeting: Proposals for a Permanent Regime

RESUMO

Em 1999, o regime de metas de inflação foi introduzido no Brasil em um ambiente com muitas incertezas e taxas de inflação relativamente altas. Como consequência, o conjunto de regras que até hoje regem o regime brasileiro ainda carece de um forte apoio institucional. Este artigo faz algumas propostas para um regime permanente de metas de inflação. Ao fazê-lo, discutimos como um maior comprometimento institucional pode ser alcançado com a configuração da meta de inflação. Também discutimos questões sobre qual deve ser o nível da meta permanente de inflação e também quanto pode ser tolerado de desvio. Com base nessas questões, sugerimos um conjunto de regras a serem adotadas no Brasil.

PALAVRAS CHAVE:
Política monetária; inflação; Metas de inflação

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br