Acessibilidade / Reportar erro

O problema da dívida e as opções para sua redução* * Este artigo foi preparado durante a visita à EPGE, Fundação Getúlio Vargas. Foi baseado num trabalho conjunto com Stanley Fischer. Agradeço a Eliana Cardoso e a Mário Henrique Simonsen pelas discussões úteis.

The debt problem and options for its reduction

RESUMO

Problemas de dívida externa, como guerras, são ocorrências comuns em uma perspectiva histórica mais ampla. Eles ocorrem a cada trinta ou cinquenta anos, quase sempre nas mesmas circunstâncias. E quando ocorrem, colocam em desacordo o detentor do título e o devedor e deixam marcas fundamentais na história, embora talvez não, de forma duradoura, na memória dos credores. A filosofia de substituição de importações da Alemanha de Hitler ou da América Latina foi o resultado da última crise da dívida mundial. Hoje a América Latina está mais uma vez em crise de dívida e o debate coloca em confronto aqueles que pedem ação dramática, inclusive de repúdio, e outros que sugerem que o problema é menor e que pode ser resolvido com tempo, ajuste e algumas digitações. sobre finanças - a confusão através da estratégia.

PALAVRAS-CHAVE:
Crise da dívida; dívida externa; história econômica do Brasil; estabilização

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br