Acessibilidade / Reportar erro

Neoliberalism and global capital mobility: a necessary reconsideration of textbook trade theory* * For valuable comments I am indebted to Luiz Carlos Bresser-Pereira.

A teoria dos livros didáticos ignora os fluxos de capital: o comércio determina as taxas de câmbio e de especialização. São necessárias abordagens que levem em consideração os movimentos de capital adequadamente, e uma nova teoria da política econômica, incluindo medidas para proteger a economia real da volatilidade externa. O mecanismo de equilíbrio de livros didáticos não pode funcionar para definir as taxas de câmbio. Para que a teoria ortodoxa do comércio funcione é preciso impedir que os fluxos de capital destruam a sua própria base, causadas pelo FMI por decisões regulamentares erradas, penalizando a produção e o comércio. Uma teoria nova, baseada na economia real é proposta, uma agenda neoclássica de controle de fluxos de capital e da especulação.

teoria do comércio; especialização; movimentação de capitais; neoliberalismo; especulação


Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br