Acessibilidade / Reportar erro

Conflito social e políticas populistas na América Latina* * Agradeço as observações de Felipe Larrain e Luiz Carlos Bresser-Pereira. Agradeço também a Rodrigo Vergara pelo seu competente auxílio à pesquisa. Este trabalho integra o programa de pesquisa do National Bureau of Economic Research sobre Estudos Internacionais. Quaisquer opiniões aqui expressas são do autor e não do NBER. Traduzido por Fernando Arruda Sampaio.

Social conflict and populist policies in Latin America

RESUMO

A hipótese central deste artigo é que a alta desigualdade de renda na América Latina contribui para intensas pressões políticas para que as políticas macroeconômicas aumentem a renda dos grupos de renda mais baixa, o que, por sua vez, contribui para más escolhas de políticas e fraco desempenho econômico. O documento analisa em detalhes um tipo comum de falha política: o ciclo populista de políticas. Este tipo específico de formulação de políticas latino-americanas, caracterizado por políticas macroeconômicas excessivamente expansionistas que levam a alta inflação e graves crises de balanço de pagamentos, tem sido repetido com tanta frequência, e com características tão comuns, que revela claramente as ligações do conflito social com a economia pobre desempenho.

PALAVRAS-CHAVE:
Eonomia política; distribuição de renda; inflação; desigualdade

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br