Acessibilidade / Reportar erro

A URV e sua função de alinhar preços relativos* * O autor agradece os comentários e sugestões dos professores e dos colegas de curso feitos nas reuniões regulares de discussão dos “textos discentes” do programa de doutorado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Agradece, ainda, a Adriana de Queiroz o valioso trabalho de cálculo das correlações e a elaboração das tabelas e gráficos e a Cornélia Porto o envio dos dados do DIEESE-SP.

The URV and its function of aligning relative prices

RESUMO

O Plano Real de estabilização foi dividido em três fases. A primeira fase envolveu problemas de natureza fiscal: o déficit governamental. O segundo, realizado de março a junho de 1994, teve como objetivo equilibrar preços e remunerações relativos. O terceiro passo derrubaria a inflação. O objetivo do artigo é discutir se o dispositivo introduzido na segunda etapa do Plano, a Unidade Real de Valor (URV), cumpriu o objetivo de auxiliar a economia brasileira na descoberta de um vetor equilibrado de preços relativos. Conclui-se que a URV não desempenhou seu papel adequadamente e que o plano, apesar desse problema, foi bem-sucedido no período inicial da terceira etapa devido a outros motivos - também discutidos no texto.

PALAVRAS-CHAVE:
Plano Real; URV; inflação; estabilização

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br