Acessibilidade / Reportar erro

Quem tem mais recursos para governar? Uma comparação das receitas per capita dos estados e municípios brasileiros * * Os resultados, interpretações e conclusões são exclusivamente dos autores e não devem ser associados de maneira nenhuma ao Banco Mundial ou a suas organizações filiadas. Agradecemos a Ana Dolores Novaes os comentários valiosos sobre o artigo (e as correções de gramática).

Who has the most resources to govern? A comparison between states and local governments per capital revenue

RESUMO

Este artigo examina as diferenças nas receitas per capita nos estados e capitais de municípios do Brasil. Ele fornece uma visão geral teórica dos programas de equalização fiscal do Brasil (os Fundos de “Participação” estaduais e municipais). O documento fornece evidências de que esses programas não estão apenas falhando em atingir seus objetivos de equalização, mas também estão criando padrões distorcidos de receita per capita entre estados e municípios: alguns estados e municípios economicamente pobres têm receita per capita muito acima da média nacional. Esse padrão de receita per capita deve ser levado ao conhecimento do público e dos formuladores de políticas, para que eles possam: (i) avaliar melhor o desempenho dos governos estaduais e locais e (ii) avaliar melhor as propostas de revisão do sistema de federalismo fiscal do Brasil.

PALAVRAS-CHAVE:
Gasto público; federalismo fiscal; relações intergovernamentais

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br