Acessibilidade / Reportar erro

Neoliberalismo e distribuição de renda na América Latina* * Nós gostaríamos de agradecer a Donald Coes, Gustavo Borges Rangel e a Ralf Weber pelos vários comentários e sugestões úteis. Tradução: Paulo Frederico Bastos Soares, economista formado pela Universidade Federal de Pernambuco.

Neoliberalism and income distribution in Latin America

RESUMO

Este artigo analisa as principais medidas de política neoliberal instituídas na América Latina na última década e seu impacto sobre a equidade. Ele primeiro enfatiza a dificuldade de separar o impacto das medidas de liberalização dos ajustes fiscais necessários da década de 1980, e seus efeitos de transição versus longo prazo, e então coloca os movimentos observados na distribuição em um contexto global e histórico. A segunda parte coloca várias inovações dos regimes neoliberais em perspectiva histórica e argumenta que seu impacto geral provavelmente não será regressivo e que os regimes anteriores provavelmente não foram especialmente progressivos. A longo prazo, a evolução dos mercados de fatores provavelmente será de importância primordial - o lado da demanda, impulsionado pelo crescimento industrial reorientado e a crescente importância do setor de serviços, interagindo com a oferta relativa de mão de obra qualificada e não qualificada - provavelmente será de importância primordial na determinação da evolução da distribuição do rendimento.

PALAVRAS-CHAVE:
Neoliberalismo; liberalização; globalização; distribuição de renda

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br