Acessibilidade / Reportar erro

O investimento na economia camponesa: considerações teóricas* * Trabalho realizado como parte da pesquisa “Estudos agroeconômicos e sociais do setor primário da Amazônia”, convênio SUDAM - Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia/Universidade Federal do Pará - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/FADESP - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa.

Investment in peasant economy: theoretical considerations

RESUMO

Este artigo apresenta um modelo baseado em Marx e Chayanov que explica o investimento da unidade de produção camponesa. O artigo apresenta a base da visão pessimista de Marx e a abordagem de Chayanov à propensão especial dos camponeses ao investimento. Com base nessa discussão, é formulado um modelo analítico que considera o potencial chayanoviano derivado de uma perspectiva microeconômica do camponês e os limites do investimento camponês em um sistema capitalista derivado de uma perspectiva macroeconômica marxiana sobre as características específicas de produção de pequeno porte. Por fim, o artigo aponta para generalizações centradas nas contradições entre restrições reais determinadas por macro variáveis e o potencial subjetivo da unidade familiar de produção e consumo, foco essencial da interpretação das diversas formas da relação camponês / capitalismo.

PALAVRAS-CHAVE:
Economia rural; investimento no campo

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br