Acessibilidade / Reportar erro

Um marco teórico para a análise das variações conjunturais dos mark-ups desejados* * Este artigo corresponde ao cap. 4 da minha tese de doutoramento “Inflação Acelerada”, apresentada em abril de 1988 na UNICAMP. Nela defendo a idéia de que em economias cronicamente inflacionárias e com estruturas produtivas complexas acaba se desenvolvendo um componente endógeno de aceleração inflacionária sempre que se atinge um estado de fragilidade financeira do setor público. Para desenvolver tal tese, no cap. 4·, que aqui é apresentado na forma de artigo, inicialmente foi necessário fazer uma discussão teórica sobre os determinantes das variações conjunturais dos mark-ups.

A theoretical framework for the analysis of variations of the desired mark-ups

RESUMO

O objetivo deste artigo é formular uma representação do processo de formação de preços que seja satisfatoriamente geral, e independente das características especiais propiciadas por uma eventual situação de baixa instabilidade, como está implícito na representação particular sintetizada na regra de uma marca fixa -acima dos custos diretos. Primeiramente, o artigo apresenta uma síntese dos principais argumentos apresentados pelos pós-keynesianos sobre o que o autor chama de determinação estratégica dos mark-ups desejados. Ele então se propôs a recuperar o conceito de custos de usuário desenvolvido por Keynes e que, em sua opinião, é adequado para representar a determinação esperada dos mark-ups desejados. Por fim, o autor propõe uma integração analítica dessas duas determinações, dado um conjunto de estruturas de mercado e econômicas. Essa integração é resumida em uma fórmula geral para mark-ups desejados.

PALAVRAS-CHAVE:
Formação de preços; mark-ups

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br