Países |
Autores |
Concepção |
Interpretação |
Brasil |
Cassiolato, Lastres e Soares (2014) |
Processo de inovação e aprendizagem coletiva |
Os autores sustentam que o Estado deve exercer por fundamental importância, não só para o projeto das políticas ativas, seletivas e sistemáticas para fortalecer a base técnica produtiva nacional, mas também para garantir a convergência com os objetivos do desenvolvimento social, superar o atraso em áreas críticas para combater a exclusão social e atenuar a desigualdade regional. |
México |
Casas, De Fuentes, Torres e Vera-Cruz (2014) |
Estratégias, governança e inovações sociais |
Os autores analisaram a evolução do sistema institucional mexicano na luz dos seus agentes, as interações, a governança e o desempenho das concepções que formam as oportunidades e desafios enfrentadas pelas proposições do desenvolvimento inclusivo sob às políticas econômicas predominantes. |
Argentina |
Suárez, Yoguel, Robert e Barletta (2014) |
Sistemas setoriais e visão agregada |
Os autores analisaram o funcionamento das organizações e instituições, e suas relações em cada período, tendo determinado a dinâmica de acumulação de conhecimento e crescimento, proporcionando evidências em nível setorial e local. |
Colômbia |
Salazar, Lozano-Borda e Lucio-Arias (2014) |
Economia aberta e redes de conhecimento |
Os autores afirmam que o papel das redes institucionais deve concentrar-se no projeto de políticas, programas e instrumentos que promovem a criação de capacidades de aquisição, uso e difusão do conhecimento e a inovação, apoiando a geração de conhecimento que respondam aos problemas sociais. |
Peru |
Bazán e Sagati (2014) |
Estruturas inclusivas e exclusivas |
Os projetos que têm por objetivo reduzir a exclusão econômica e ter impacto positivo em termos de maiores inclusões sociais devem condicionar-se em projetos orientados na redução da exclusão cultural e nas políticas do ambiente social. |
Uruguai |
Alzugaray, Goñi, Mederos e Robaina (2014) |
Investigação orientada e reforma universitária |
Os autores sugerem uma proposta de política orientada, realizando um papel ativo nos ministérios de áreas sociais na definição e implementação de políticas de Ciência e Tecnologia. |
Costa Rica |
Orozco (2014OROZCO, Jeffrey (2014) “Innovación institucional y crecimiento inclusivo: Lecciones del sector cafetalero y del sector de aceite de palma em Costa Rica”. In: DUTRÉNIT, Gabriela; SUTZ, Judith (2014) “Sistemas de Innovación para um Desarrollo Inclusivo: La experiencia latino-americana”, Foro Consultivo Científico y Tecnológico, AC. Editora LALICS.) |
Redes institucionais e crescimento inclusivo |
O debate sobre o desenvolvimento sustentável coloca em manifestação a complexidade dos processos, não só porque incluem dimensões de análise, mas também porque coloca em evidência a existência de vantagens e desvantagens do conflito com o fim de alcançar simultaneamente diferentes objetivos. |
Cuba |
Jover, Marrero, Quiñones e Alfonso (2014) |
Redes e papéis institucionais |
A evidência dos autores mostra o papel das instituições de educação superior como promotores tecnológicos, que ajudam a resolver os problemas sociais e conectam diretamente com as necessidades diárias das pessoas, apoiando a dinâmica de inclusão, justiça e bem-estar. |