Acessibilidade / Reportar erro

Abertura comercial e indústria: o que se pode esperar e o que se vem obtendo* * Os autores gostariam de agradecer os comentários de Armando Castelar, Sheila Najberg, Sílvio Salles e Wilson Suzigan, o apoio técnico de Solange Vieira (matriz) e Renato Proença (informática) e a assistência de pesquisa de Ana Cristina Martins e Bernardo Carneiro.

Trade liberalization and industry: what to expect and what we have been getting

RESUMO

O objetivo deste artigo é avaliar o impacto da liberalização do comércio na indústria de transformação brasileira no período 1989-96. Para tanto, foi construída uma série de indicadores que evidenciam a eficiência técnica e os efeitos alocacionais da liberalização. Os resultados obtidos sugerem que os impactos foram, em geral, positivos e consistentes tanto com as previsões da literatura do comércio internacional quanto com o padrão de industrialização do Brasil. No entanto, também apontam para uma série de desafios a serem enfrentados pelo Estado, em particular, no que diz respeito às imperfeições que afetam o comércio internacional de manufaturas e que ameaçam os ganhos com o comércio.

PALAVRAS-CHAVE:
Abertura comercial; globalização

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br