Acessibilidade / Reportar erro

Mecanismos de redução da dívida externa dos países em desenvolvimento* * Os autores agradecem os comentários e sugestões de Sérgio Silva do Amaral e Paulo Nogueira Batista Jr.

Mechanisms for reduction of the developing countries external debt

RESUMO

Do ponto de vista dos países em desenvolvimento, a chamada estratégia da dívida convencional é claramente insatisfatória, principalmente porque subestima a dimensão da crise e os custos internos do ajuste imposto aos países devedores. Novos empréstimos privados, de qualquer modo cada vez mais difíceis de obter, não seriam uma solução, no sentido de aumentarem uma dívida que já é extremamente elevada. Alguns mecanismos para reduzir o estoque da dívida externa foram introduzidos em recentes acordos de reescalonamento com bancos credores, como trocas de dívida por ações, recompras e troca de parte da dívida por títulos de longo prazo. No entanto, para muitos países, esses instrumentos de mercado não proporcionarão uma redução suficientemente grande do ônus das transferências financeiras para o exterior. Portanto, é necessário chegar a uma solução abrangente e duradoura para o problema da dívida externa, através da concepção de um ambiente institucional e legal adequado que possa fornecer mais suporte e garantias adicionais à implementação de esquemas de redução da dívida.

PALAVRAS-CHAVE:
Dívida externa; crise da dívida; gerenciamento da dívida

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br