Resumo:
O feijão transgênico tem encontrado resistência à sua disseminação no mercado. Este estudo investiga se a nova cultivar de feijão transgênico (BRS FC401 RMD) desenvolvida pela Embrapa, no Brasil, tem potencial para adoção nos mercados produtor e consumidor. Pretendemos também identificar os fatores que explicam essa adoção. Por meio de entrevistas semiestruturadas, foram coletados dados junto a uma amostra não probabilística por conveniência de 37 produtores e 100 consumidores de feijão no estado de Goiás, Brasil. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e modelos de regressão logística. Os resultados indicam que os produtores estão propensos ao plantio do feijão transgênico, e as variáveis que explicam essa preferência são: área total da propriedade (em hectares), tempo de experiência na atividade (em anos) e preço de venda da saca de feijão. Também foi identificado que os consumidores estão dispostos a incluir o feijão transgênico em suas dietas, e as variáveis que explicam essa decisão são: quantidade de informações recebidas, significado do símbolo (T), segurança do produto e motivos de consumo. Este estudo contribui para as discussões sobre a adoção de cultivares transgênicas, principalmente aquelas relacionadas ao novo feijão BRS FC401 RMD, destacando aspectos que podem servir de subsídio para os próximos estágios de desenvolvimento da cultivar.
Palavras-chave:
feijão transgênico; BRSFC401RMD; percepção de produtores e consumidores; regressão logística