Alfa de Cronbach (α) |
0,7 < α < 0,95
|
É a estimativa da confiabilidade baseada nas intercorrelações das variáveis observadas (Hair Junior et al., 2014). |
Confiabilidade Composta () |
0,7 <
< 0,95
|
É a verificação de as VL’s são “não viesadas” (Hair Junior et al., 2014). |
Validade Convergente
|
Variância Média Extraída - VME |
VME > 0,5
|
É a porção que os dados são explicados pelas VL’s. (Ringle et al., 2014Ringle, C. M., Silva, D., & Bido, D. S. (2014). Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. REMark: Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 56-73. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v13i2.2717 http://dx.doi.org/10.5585/remark.v13i2.2...
). |
Validade Discriminante
|
Cargas Fatoriais Cruzadas (CFC) |
CFC original > CFC demais |
É a correlação das VO’s com as VL’s. (Ringle et al., 2014Ringle, C. M., Silva, D., & Bido, D. S. (2014). Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. REMark: Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 56-73. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v13i2.2717 http://dx.doi.org/10.5585/remark.v13i2.2...
). |
Critério Fornell-Larcker |
para i≠j |
É a comparação das raízes quadradas das VME’s com as correlações de Pearson (Fornell & Larcker, 1981Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. JMR, Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50. http://dx.doi.org/10.2307/3151312 http://dx.doi.org/10.2307/3151312...
). |
Critério Heterotrait-Monotrait Ratio (HTMT). Confirmado pelo método Boostrapping
|
HTMT < 0,9
|
É um critério mais eficiente que o de Fornell Larcker, vem a ser uma estimativa da correlação entre as VL’s. (Netemeyer et al., 2003Netemeyer, R. G., Bearden, W. O., & Sharma, S. (2003). Scaling procedures: issues and applications. Thousand Oaks: Sage.). |
Avaliação do Modelo Estrutural
|
Avaliação da Colinearidade Variance Inflation Factor (VIF) |
VIF < 5
|
A existência de fortes correlações entre as VL’s, indica problemas de colinearidade (Hair Junior et al., 2017). |
Tamanho do efeito (; Confirmado pelo método Boostrapping.
|
0,02 ≤≤0,075 (pequeno efeito); 0,075≤≤0,225 (médio efeito); e 0,225 (grande efeito) |
Avalia a utilidade de cada VL’s endógenas para o ajuste do modelo (Cohen, 1988Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences. (2nd ed.). New York: Psychology Press.; Hair Junior et al., 2014; Lopes et al., 2020Lopes, L. F. D., Chaves, B. M., Fabricio, A., Almeida, D. M., Obregon, S. L., Lima, M. P., Silva, W. V., Camargo, M. E., Veiga, C. P., Moura, G. L., Silva, L. S. C. V., & Costa, V. M. F. (2020). Analysis of well-being and anxiety among university students. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(3874), 1-23. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17113874 http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17113874...
). |
Coeficiente de Explicação (R2); Confirmado pelo método Boostrapping.
|
0,02≤R2≤0,075 (efeito fraco); 0,075<R2≤0,19 (efeito moderado); e R2>0,19 (efeito forte) |
Avalia a porção da variabilidade das VL’s preditoras (endógenas) (Cohen, 1988Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences. (2nd ed.). New York: Psychology Press.; Lopes et al., 2020Lopes, L. F. D., Chaves, B. M., Fabricio, A., Almeida, D. M., Obregon, S. L., Lima, M. P., Silva, W. V., Camargo, M. E., Veiga, C. P., Moura, G. L., Silva, L. S. C. V., & Costa, V. M. F. (2020). Analysis of well-being and anxiety among university students. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(3874), 1-23. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17113874 http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17113874...
). |
Validade do coeficiente estrutural (; Confirmado pelo método Boostrapping.
|
|
Avalia a significância do valor do coeficiente estrutural (confirmação da hipótese ou não) (Hair Junior et al., 2014). |
Relevância preditiva (Q2); Confirmado pelo método Blindfolding.
|
Q2 > 0 0,01 ≤ Q2 ≤ 0,075 (grau fraco); 0,075 < Q2 ≤ 0,25 (grau moderado); e Q2 > 0,2 (grau forte) |
Avalia o grau de acurácia do modelo final. (Chin, 2010Chin, W. W. (2010). How to write up and report PLS analyses. In V. Esposito Vinzi, W. W. Chin, J. Henseler & H. Wang (Eds.), Handbook of partial least squares: concepts, methods and applications (pp. 655-690). Heidelberg, Dordrecht, London, New York: Springer.; Hair Junior et al., 2017; Lopes et al., 2020Lopes, L. F. D., Chaves, B. M., Fabricio, A., Almeida, D. M., Obregon, S. L., Lima, M. P., Silva, W. V., Camargo, M. E., Veiga, C. P., Moura, G. L., Silva, L. S. C. V., & Costa, V. M. F. (2020). Analysis of well-being and anxiety among university students. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(3874), 1-23. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17113874 http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17113874...
). |