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Greenwashing em estratégia de marketing ambiental no mercado moveleiro brasileiro

Resumo:

O marketing ambiental busca desenvolver estratégias para fortalecer a imagem empresarial e vincular o apelo ambiental aos produtos e marcas. Contudo, a reputação das empresas pode ser prejudicada se a mensagem verde usa informações falsas ou imprecisas, deixando transparecer que o discurso e a prática estão distantes. Como consequência, o prejuízo pode ser irreversível na percepção dos consumidores. Esta pesquisa objetivou levantar e analisar estratégias de marketing ambiental que denotam a prática de greenwashing na percepção de consumidores do mercado moveleiro nacional. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa ocorreu em duas fases: a primeira com abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados em entrevistas. A segunda fase utilizou abordagem quantitativa, método de coleta survey e aplicação de questionários com consumidores. Como resultado, verificou-se que as variáveis de marketing ambiental que podem ser percebidas como greenwashing são, predominantemente: “preferência por produtos ambientais”, “interesse pela informação verde”, “confiança associada à marca”, “divulgação incentivada de compra verde” e “guia verde gera credibilidade ambiental”. Os resultados permitiram concluir que os consumidores têm consciência sobre as questões ambientais e preferência por produtos verdes, mas práticas de greenwashing prejudicam a sua percepção da imagem da empresa e de suas marcas.

Palavras-chave:
marketing ambiental; greenwashing; estratégia de marketing verde; mercado moveleiro

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