Alimentos Bio |
Intenção de compra, valores pessoais . |
Investigar a relação entre valores pessoais e atitudes em um mercado emergente |
Um questionário aplicado nas feiras de productos bio e outro online.
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A atitude desempenha um papel mediador entre valores pessoais e a intenção de comprar esses produtos no mesmo mercado. |
(Mainardes et al., 2017Mainardes, E. W., Araujo, D. V. B., Lasso, S., & Andrade, D. M. (2017). Influences on the intention to buy organic food in an emerging market. Marketing Intelligence & Planning, 35(7), 858-876.). |
Intenção de compra, Atitude do consumidor, Perceção do consumidor. |
Identificar a intenção de compra de consumidores em relação a alimentos bio. |
Questionário aplicado aos consumidores no estabelecimento de produtos bio. |
A qualidade dos produtos, a preocupação com o meio ambiente, a preocupação com a saúde e o estilo de vida são motivos comumente para a compra de alimentos bio. |
(Basha et al., 2015Basha, M. B., Mason, C., Shamsudin, M. F., Hussain, H. I., & Salem, M. A. (2015). Consumers attitude towards organic food. Procedia Economics and Finance, 31(5), 444-452.). |
Atitudes, Sustentabilidade. |
Estudar as atitudes e a intenção dos consumidores de comprar alimentos biológicos sob o princípio do desenvolvimento sustentável. |
Questionário |
O atributo de bem-estar animal e o atributo ambiental se correlacionam positivamente com a intenção de compra. |
(Ueasangkomsate & Santiteerakul, 2016Ueasangkomsate, P., & Santiteerakul, S. (2016). A study of consumers’ attitudes and intention to buy organic foods for sustainability. Procedia Environmental Sciences, 34, 423-430.). |
Perceções do consumidor, Disposição do consumidor, Qualidade. |
Fazer uma análise da literatura sobre a atitude do consumidor em relação aos alimentos bio. |
Revisão de artigos publicados em revistas sobre consumidores de alimentos bio e agricultura sustentável entre 2000 e 2008. |
Maior transparência na produção de alimentos bio e no preço pode ser vantajosa para a sociedade. Variáveis demográficas como idade, renda e educação podem definir consumidores bio, mas a correlação não é muito significativa. |
(Shafie & Rennie, 2012Shafie, F. A., & Rennie, D. (2012). Consumer perceptions towards organic food. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 49, 360-367.). |
Comportamento do consumidor, Consciência. |
Entender os fatores que afetam a intenção de compra de alimentos bio. |
Questionário estruturado |
A conscientização dos consumidores modera positivamente na compra de alimentos bio. A atitude e a consciência com a saúde foram considerados os melhores preditores da intenção de compra de alimentos bio. |
(Asif et al., 2018Asif, M., Xuhui, W., Nasiri, A., & Ayyub, S. (2018). Determinant factors influencing organic food purchase intention and the moderating role of awareness: A comparative analysis. Food Quality and Preference, 63(18), 144-150.). |
Preocupação ambiental, Consciência saúde, Teoria de comportamento planeado. |
Investigar a intenção do consumidor de comprar alimentos bio no contexto de uma nação em desenvolvimento. |
Questionário aplicado em grupo |
A atitude moral e a consciência com a saúde influenciaram positivamente a intenção do consumidor de comprar alimentos bio. |
(Yadav & Pathak, 2016Yadav, R., & Pathak, G. S. (2016). Intention to purchase organic food among young consumers: Evidences from a developing nation. Appetite, 96(16), 122-128.). |
Vinho Bio |
Práticas sustentáveis da cadeia de fornecimento, Confiança, Intenções comportamentais. |
Estudar a perceção dos consumidores sobre práticas sustentáveis utilizadas por fornecedores de vinho biológico, e atitudes relativas aos atributos de vinho bio. |
Entrevista a consumidores, interceptados enquanto saíam de empresas como supermercados, lojas de bebidas e lojas de alimentos bio. |
As perceções dos consumidores sobre as práticas sustentáveis dos produtores de vinho afetam os resultados da tomada de decisão dos consumidores, além disso, as atitudes dos consumidores sobre os atributos do vinho bio (meio ambiente, à saúde e ao preço) tiveram efeitos significativos sobre as intenções comportamentais. |
(Bonn et al., 2016Bonn, M. A., Cronin, J. J., & Cho, M. (2016). Do environmental sustainable practices of organic wine suppliers affect consumers’ behavioral intentions? The moderating role of trust. Cornell Hospitality Quarterly, 57(1), 21-37.). |
Lacuna atitude-comportamento, Escolha vinho, Comportamento consumidor. |
Explorar a lacuna atitude-comportamento e identificar barreiras para a compra de vinho bio |
Painel de dados. |
Os consumidores que tiveram maiores gastos de vinho bio mostraram fortes atitudes pró-ambientais e uma preferência por produtos sustentáveis. Para o consumidor de baixa renda, o preço do vinho bio parecia ser uma barreira. |
(Schäufele & Hamm, 2018Schäufele, I., & Hamm, U. (2018). Organic wine purchase behaviour in Germany: Exploring the attitude-behaviour-gap with data from a household panel. Food Quality and Preference, 63(18), 1-11.). |
Atributos vinho biológico, Conhecimento geral, Intenções comportamentais do consumidor. |
Examinar a relação entre as perceções dos consumidores sobre atributos do vinho bio. |
Questionário online
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A perceção sobre os atributos do vinho bio, associada ao tema ambiental, não determina a disposição para comprar, mas existe uma correlação positiva nas perceções sobre os atributos do sabor e confiança com a disposição a comprar e recomendar. |
(Kim & Bonn, 2015Kim, H., & Bonn, M. A. (2015). The moderating effects of overall and organic wine knowledge on consumer behavioral intention. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 15(3), 295-310.) |
Envolvimento vinho, Conhecimento do vinho, Consciência de saúde, Estilo de vida saudável, Consciência preço, Atitude, Comportamento. |
Identificar os determinantes da compra de vinho bio. |
Questionário online
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Os principais preditores da compra de vinho bio são a atitude em relação ao vinho bio e o envolvimento no vinho. A sensibilidade ao preço não foi encontrado para ser um bom preditor de compra de vinho bio. |
(Rojas-Méndez et al., 2015Rojas-Méndez, J. I., Le Nestour, M., & Rod, M. (2015). Understanding attitude and behavior of canadian consumers toward organic wine. Journal of Food Products Marketing, 21(4), 375-396.). |
Pesquisa consumidor, Mercado, Viticultura bio. |
Identificar as atitudes e expectativas dos consumidores sobre o vinho bio. |
Focus group |
O vinho bio tem uma imagem positiva em relação à produção de uvas e processamento de vinho, é percebido como mais saudável em comparação com o vinho convencional, no entanto, em relação à qualidade sensorial, o vinho bio ainda enfrenta problemas de imagem. |
(Stolz & Schmidt, 2008Stolz, H., & Schmidt, O. (2008, June 16-20). Consumer attitudes and expectations of organic wine. In 16th IFOAM Organic World Congress. Modena, Italy.). |