Resumo:
Nos últimos anos, o setor agrícola tem enfrentado diversos desafios relacionados com o processo de inovação, sendo que o mais significativo parece ser o da sua transformação digital. Por consequência, a questão da adoção da tecnologia digital está se tornando de importante interesse científico e atraindo a atenção de uma série de pesquisadores devido ao seu impacto potencial em produtos, serviços, processos e novos modelos de negócios. Em geral, o comportamento de adoção pode ser explicado indiretamente pelo estudo de fatores que levam uma empresa a inovar; entre esses fatores, a literatura enfatiza a função das redes. O objetivo do artigo é investigar o papel das redes como principais impulsionadoras da adoção de tecnologias de agricultura de precisão. Para atingir este objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa a partir de 8 estudos de caso representados por fazendas italianas, com experiência em agricultura de precisão. Os resultados mostram que apenas algumas fazendas têm a capacidade de desenvolver e gerenciar inovações internamente; o sucesso frequentemente requer cooperação entre atores individuais e organizações. Finalmente, o artigo fornece alguns conselhos práticos e um conjunto de propostas para as fazendas que estão tentando alcançar inovações tecnológicas digitais.
Palavras-chave:
agricultura de precisão; adoção de tecnologia; redes; pesquisa qualitativa; quadro teórico