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O perfil do consumidor de produtos agroecológicos sob a ótica da análise de cluster

Resumo

Em um contexto de busca por sustentabilidade econômica e práticas promotoras da saúde, a agroecologia apresenta-se como ponto de integração de diversos saberes: tradicionais, científicos, técnicos produtivos e econômico-sociais. Acrescenta-se que, para realmente se obter uma agricultura sustentável, todos os aspectos da produção, distribuição e consumo de alimentos precisam estar integrados e as escolhas dos consumidores podem ser consideradas um fator de impacto sobre o meio ambiente. Este artigo tem como objetivo caracterizar os consumidores de três mercados de proximidades agroecológicos nos municípios de Belo Horizonte, Santana do Riacho e Jaboticatubas, em Minas Gerais. Foi feito o levantamento dos dados primários, sendo aplicados 191 questionários em três mercados de proximidades agroecológicos. A análise estatística utilizada foi a análise de cluster. Identificaram-se 2 clusters, denominados: a) “Consumidores mais próximos dos conhecimentos agroecológicos”; e b) “Consumidores Sustentáveis e menos próximos dos conhecimentos agroecológicos”. As análises possibilitaram identificar as reais percepções dos consumidores em relação aos mercados agroecológicos e definir de maneira assertiva as limitações locais. Além disso, mostraram quais as estratégias são mais adequadas para atender as necessidades dos consumidores e estimular a venda dos produtos, garantindo, assim, a viabilidade financeira dos agricultores.

Palavras-chave:
análise multivariada; agroecologia; comportamento do consumidor

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