Resumo:
O mercado de produtos de maior grau de bem-estar animal (WFP) tem aumentado mundialmente; no entanto há pouca informação disponível no Brasil. O objetivo deste trabalho foi investigar disponibilidade, informação e opinião dos varejistas sobre WFP em Curitiba, Sul do Brasil. Foram visitados 36 varejistas estrategicamente localizados, para uma avaliação dos produtos e uma entrevista com o gerente. A disponibilidade de WFP era baixa, na maioria ovos e carne de aves. A rotulagem era deficiente, com pouca informação sobre sistemas de criação. Nos produtos comuns, havia imagens representando animais felizes, que podem apresentar um relevante efeito de confusão. Poucas certificações foram observadas, sendo de produtos orgânicos e frango caipira. Os produtos WFP custavam de 1,7 a 2,5 vezes mais que aqueles comuns, com grande variabilidade de preço entre os mercados. A maioria dos varejistas parecia não ter conhecimento sobre o assunto e acreditava em baixa disponibilidade de WFP para oferta. A baixa disponibilidade de WFP e a rotulagem deficiente, tanto de produtos diferenciados como daqueles comuns, são barreiras para se compreender e atender à demanda por produtos de maior grau de bem-estar animal. Esses fatores podem estar impedindo os consumidores de desenvolver e realizar escolhas éticas relacionadas ao comportamento de compra.
Palavras-chaves:
animais de produção; bem-estar animal; disponibilidade de produto; mercado consumidor; produto de origem animal; rotulagem.