Acessibilidade / Reportar erro

Multimorbidade e uso de serviços de saúde na população brasileira: Pesquisa Nacional de Saúde 2019

RESUMO

Objetivo

Descrever a prevalência do uso de serviços de saúde por multimorbidade segundo características sociodemográficas e saúde da população brasileira, e analisar a relação entre a multimorbidade e o uso de serviços de saúde.

Métodos

Estudo transversal utilizando dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019. Os desfechos foram busca por serviços de saúde nos últimos 15 dias, consulta médica e internações nos últimos 12 meses. Multimorbidade foi definida como ≥ 2 doenças crônicas. As associações foram avaliadas pela regressão de Poisson.

Resultados

Dos 81.768 indivíduos, a prevalência de busca por serviços de saúde entre indivíduos com multimorbidade foi 38% maior (IC95% 1,31;1,45), consultas médicas, 11% maior (IC95% 1,10;1,12), e 56% maior para internações (IC95% 1,44;1,70), em comparação àqueles sem multimorbidade. Essa relação foi maior para busca e consultas médicas no sexo masculino.

Conclusão

O uso de serviços de saúde foi maior entre aqueles com multimorbidade, mas diferente entre os tipos de serviços de saúde utilizados e sexos.

Palavras-chave
Serviços de Saúde; Multimorbidade; Estudos Transversais; Inquéritos Epidemiológicos; Doença Crônica

Contribuições do estudo

Principais resultados

Ter multimorbidade aumentou o uso de serviços de saúde, mesmo após ajuste progressivo por características sociodemográficas e necessidades de saúde. Essa relação foi maior para o sexo masculino para consultas.

Implicações para os serviços

O maior uso de serviços de saúde por indivíduos com múltiplas doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) aponta para a necessidade de mudanças nos modelos de atenção, com foco na continuidade do cuidado.

Perspectivas

Os serviços de saúde devem concentrar-se em abordagens contínuas, coordenadas e abrangentes dos cuidados de pessoas com multimorbidade, procurando assim aumentar a eficiência e qualidade da assistência prestada a essa população.

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com