Acessibilidade / Reportar erro

Certificação subnacional da eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis: relato da experiência brasileira

Resumo

Objetivo:

descrever o processo de implantação subnacional da certificação da eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis, suas principais barreiras, desafios e oportunidades.

Métodos:

em 2022, foram avaliados indicadores do último ano completo para meta de impacto, e dos dois últimos anos completos para metas de processo, disponíveis nos sistemas nacionais de informações; foram analisados relatórios descritivos e reconhecidas ações em quatro eixos temáticos, conforme recomendações da OPAS/OMS.

Resultados:

43 municípios ≥ 100 mil habitantes foram certificados, abrangendo 24,6 milhões de habitantes; um município alcançou dupla eliminação (HIV-sífilis), 28 alcançaram eliminação para HIV e 10, selos prata; para sífilis, houve uma eliminação, 4 selos ouro, 13 prata e 4 bronze; identificou-se maior número de certificações nas regiões Sudeste e Sul.

Conclusão:

barreiras e desafios do processo foram superados pela colaboração tripartite; a experiência proporcionou melhor integração da vigilância com a assistência e qualificação das ações para prevenção da transmissão vertical.

Palavras-chave:
Transmissão Vertical; HIV; Sífilis; Vigilância em Saúde Pública; Certificação

Contribuições do estudo

Principais resultados

Primeira experiência do processo subnacional de certificação da eliminação da transmissão vertical (ETV) de HIV e/ou sífilis em nível global. Em 2022, foram certificados 43 municípios ≥ 100 mil habitantes, abrangendo 24,6 milhões de habitantes.

Implicações para os serviços

A experiência da certificação subnacional da ETV foi importante na mobilização dos municípios que se engajaram nas ações, trabalharam pela melhoria da qualidade de assistência e vigilância e foram os principais protagonistas do processo.

Perspectivas

Com esta iniciativa contínua e dinâmica, há expectativa de adesão de mais de 100 municípios e estados em 2023. A certificação subnacional tem o objetivo de qualificar o cuidado integral a gestantes, para alcançar a certificação da ETV nacional.

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com