Acessibilidade / Reportar erro

Experiência de cárie e utilização do serviço público odontológico por escolares: estudo descritivo em Arroio do Padre, Rio Grande do Sul, 2013* * Artigo baseado na dissertação de Mestrado em Saúde Pública Baseada em Evidências, intitulada 'Avaliação da experiência de cárie e utilização do serviço público odontológico em Arroio do Padre (RS)', defendida por Ida Beatriz Müller junto ao Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas em 2014.

Dental caries experience and use of public dental services by school children: a descriptive study in Arroio do Padre, Rio Grande do Sul State, Brazil, 2013

Experiencia de caries y utilización del servicio público odontológico por escolares: estudio descriptivo en "Arroyo do Padre", Rio Grande del Sur, Brasil, 2013

OBJETIVO:

descrever a utilização do serviço público odontológico e os índices de ceo-d e CPO-D no município de Arroio do Padre-RS, Brasil.

MÉTODOS:

estudo descritivo censitário com todos os residentes nas idades de cinco e 12 anos, em 2013; foram realizados exames bucais e aplicado questionário junto aos responsáveis.

RESULTADOS:

participaram do estudo 50 escolares, 22 com cinco e 28 com 12 anos de idade; as médias de ceo-d e CPOD foram de 3,9 e 1,3 respectivamente; na dentição decídua (ceo-d), houve predomínio do componente cariado (82%), e na permanente (CPO-D), o predomínio foi do componente obturado (65%); do total, 19 escolares apresentaram dentes cariados no momento do exame e destes, 13 haviam consultado com dentista da unidade básica de saúde.

CONCLUSÃO:

a maioria dos escolares apresentava história de cárie, possivelmente atribuída - em parte - à pouca exposição ao flúor, baixa escolaridade dos pais e pouca valorização da dentição decídua.

Cárie Dentária; Índice CPO; Saúde Bucal; Inquéritos de Saúde Bucal; Epidemiologia Descritiva


Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com