Resumo
Objetivo Comparar estrutura e processo de trabalho na Atenção Básica para implantação da teleconsulta médica em municípios de diferentes regiões e portes populacionais (mil habitantes: <25; 25-100; >100).
Métodos Estudo transversal, com análise descritiva e bivariada, sobre dados de 2017-2018, para avaliar disponibilidade de computador com internet, câmera, microfone e caixa de som, e processo de trabalho das equipes (utilizar Telessaúde, central de regulação e fluxo de comunicação).
Resultados Analisadas 30.346 UBS e 38.865 equipes, a presença de equipamentos para teleconsulta entre UBS variou de 1,2% em municípios grandes do Norte a 26,7% em municípios pequenos do Sul. O processo de trabalho variou de 10,7% em municípios pequenos do Norte a 39,5% em municípios grandes do Sul. Comparados ao Sul, municípios médios do Norte (OR=0,14 - IC95% 0,11;0,17) e do Nordeste (OR=0,21 - IC95% 0,18;0,25) tiveram menores chances de dispor dos equipamentos necessários.
Conclusão Significativas desigualdades regionais recomendam investimentos em Saúde Digital.
Palavras-chave: Telemedicina; Consulta Remota; Tecnologia da Informação; Formulação de Políticas; Estudos Transversais