Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao atraso para o início do tratamento para câncer de mama em um centro oncológico de referência em Juiz de Fora, de 2010 a 2019: estudo de coorte

RESUMO

Objetivos

Analisar fatores associados ao atraso para o início do tratamento do câncer de mama em um centro de referência em oncologia em Juiz de Fora, MG, entre 2010 e 2019.

Métodos

Trata-se de coorte com dados do Registro Hospitalar de Câncer. A probabilidade de não iniciar o tratamento em até 60 dias, conforme legislação brasileira, foi estimada pelo método de Kaplan-Meier, e sua associação com os fatores estudados pelo modelo de Cox, com apresentação das hazard ratios (HR) e respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%).

Resultados

Entre as 911 participantes, a probabilidade de iniciar o tratamento com atraso foi de 18,8% (IC95% 16,4;21,5). Aquelas que realizaram o tratamento em um serviço de saúde diferente do que estabeleceu o diagnóstico de câncer apresentaram risco significativamente maior (HR: 3,49; IC95% 3,00;4,07).

Conclusão

Realizar diagnóstico e tratamento na mesma instituição pode contribuir para a redução do tempo de espera para o início do tratamento.

Palavras-chave
Câncer de Mama; Tempo para Início do Tratamento; Saúde Pública; Estudo Observacional; Estudos de Coortes

Contribuições do estudo

Principais resultados

A probabilidade de as participantes do estudo não iniciarem o tratamento em até 60 dias foi de 18,8%. Realizar tratamento em serviço de saúde diferente do qual teve o diagnóstico foi o principal fator associado ao atraso.

Implicações para os serviços

Organizar os serviços de atenção à saúde com base em estratégias que otimizem os fluxos de encaminhamento, evitando a transição no cuidado, pode ser determinante para a redução de tempo para o início do tratamento de câncer de mama.

Perspectivas

É imprescindível o aprimoramento dos fluxos nas diferentes etapas na atenção em saúde, para que o tratamento oncológico seja iniciado em momento oportuno.

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 (61) 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista.saude@saude.gov.br