Resumo
OBJETIVO: avaliar o conhecimento de agentes comunitários de saúde (ACS) acerca do vírus do papiloma humano (HPV) e sua vacinação.
MÉTODOS: foi realizado inquérito com ACS atuantes no município de Tubarão-SC, Brasil, em 2014; os dados foram coletados por um instrumento de avaliação do conhecimento sobre HPV e sua vacinação, validado para o idioma inglês e adaptado - transculturalmente - para o português.
RESULTADOS: participaram do estudo 124 ACS; todos já haviam ouvido falar do HPV mas apenas 25,0% sobre o teste para o HPV; 72,6% acertaram menos de 70,0% das respostas do instrumento de avaliação; os ACS que acertaram mais de 70,0% dos questionamentos apresentavam, em conjunto, menor média de idade (p=0,010).
CONCLUSÃO: há pouco conhecimento dos ACS sobre o HPV, o que pode repercutir em sua atuação como agentes multiplicadores de (i) prevenção de doenças e agravos, e de (ii) educação em saúde.
Palavras-chave: Papillomaviridae; Vacinas contra Papillomavirus; Estratégia Saúde da Família; Agentes Comunitários de Saúde; Epidemiologia Descritiva