Acessibilidade / Reportar erro

Disponibilidade de recursos dos serviços ambulatoriais do Sistema Único de Saúde destinados a pessoas vivendo com HIV em Mato Grosso, 2016* * Artigo derivado de dissertação de Mestrado intitulada ‘Avaliação da qualidade organizacional dos serviços ambulatoriais que assistem as pessoas vivendo com HIV no SUS - Mato Grosso’, defendida por Susi Astolfo junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso em 2017.

La disponibilidad de recursos de los servicios ambulatorios del Sistema Único de Salud que asisten a las personas que viven con HIV en Mato Grosso, Brasil, 2016

Resumo

Objetivo:

avaliar a disponibilidade de recursos dos serviços ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados a pessoas vivendo com HIV no estado de Mato Grosso, Brasil.

Métodos:

trata-se de estudo avaliativo com delineamento transversal descritivo realizado em 2016; os dados foram coletados mediante aplicação do Sistema de Avaliação da Qualidade de Serviços de HIV em todos os 15 serviços ambulatoriais existentes, analisados por frequência das respostas.

Resultados:

cinco dos 15 serviços possuiam número suficiente de médicos; os antirretrovirais faltaram por mais de sete dias em metade dos serviços; outros medicamentos para infecções sexualmente transmissíveis, infecções oportunistas, hepatites B e C e distúrbio metabólico estavam disponíveis em menos de 1/3 dos serviços nos prazos preconizados.

Conclusão:

constatou-se deficiência de recursos nos serviços ambulatoriais do SUS destinados a pessoas vivendo com HIV em Mato Grosso, principalmente quanto à disponibilidade de profissionais e medicamentos.

Palavras-chave:
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; HIV; Avaliação em Saúde; Epidemiologia Descritiva; Pesquisa sobre Serviços de Saúde

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com