Acessibilidade / Reportar erro

Práticas de cuidado empregadas no tratamento de crianças e adolescentes com infecção latente por tuberculose* * Extraído da dissertação de Mestrado de Adriana Rodrigues da Silva, 'Conhecimentos, atitudes e práticas do familiar responsável acerca do tratamento da infecção latente por tuberculose na criança que completou o tratamento', apresentada à Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, em 2013.

Care practices employed in the treatment of children and adolescents with latent tuberculosis infection

Prácticas de cuidado empleadas en el tratamiento de niños y adolescentes con infección latente por tuberculosis

OBJETIVO:

identificar práticas alternativas de cuidado utilizadas por familiares de crianças e adolescentes com infecção latente por tuberculose (ILTB) sob tratamento preventivo com isoniazida (TPI) na comunidade da Rocinha, município do Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

MÉTODOS:

estudo descritivo, por meio de inquérito domiciliar com familiares de crianças e adolescentes com até 11 anos de idade tratados com TPI em um Centro Municipal de Saúde; a coleta de dados ocorreu em 2011, por meio de questionário.

RESULTADOS:

o TPI foi empregado em 85 casos de ILTB; as práticas de cuidados foram adotadas por 52 familiares; em 35/52 casos, houve emprego de ervas e alimentos especiais pela família; em 17/52, houve mudanças de hábitos de vida, como evitar sereno, chuva e esforço físico.

CONCLUSÃO:

foram identificadas práticas desnecessárias de cuidados coadjuvantes ao TPI realizadas pelos familiares das crianças e adolescentes com ILTB.

Tuberculose; Tuberculose Latente; Plantas Medicinais; Criança; Epidemiologia Descritiva


Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 (61) 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista.saude@saude.gov.br