Resumo
Objetivo
identificar pontos de corte para circunferência da cintura (CC) e razão cintura/estatura (RCE) com melhor sensibilidade, especificidade e acurácia para discriminar idosos com excesso de peso por sexo, utilizando-se três critérios de índice de massa corporal como referência antropométrica.
Métodos
estudo transversal que analisou medidas aferidas de peso, estatura e CC de 3.477 idosos (2008-2009); utilizaram-se gráficos de curvas receiver operating characteristic (ROC) para definir os pontos de corte.
Resultados
os pontos de corte para CC foram de 86,5cm, 88,7cm e 91,5cm nas mulheres, e de 93,0cm, 96,0cm e 97,5cm nos homens, pelos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), Nutrition Screening Initiative (NSI) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), respectivamente; para a RCE, corresponderam a 0,57, 0,58, 0,59 no sexo feminino, e 0,56, 0,58 e 0,59 no masculino; maiores valores absolutos de acurácia global, OPAS (homens) e OMS (mulheres).
Conclusão
os pontos de corte de CC e RCE foram similares, independentemente do critério de IMC adotado.
Idosos; Circunferência da Cintura; Índice de Massa Corporal; Razão Cintura-Estatura; Inquéritos Epidemiológicos; Estudos Transversais