RESUMO
Objetivo:
Validar o construto e testar a confiabilidade da versão brasileira da Hypertension Knowledge-Level Scale.
Método:
Pesquisa metodológica realizada com 220 participantes em uma unidade de saúde de Curitiba, Paraná. Os dados foram coletados mediante um questionário sociodemográfico e a versão brasileira da escala. A validade de construto e confiabilidade foram avaliadas pelos testes Alpha de Cronbach, correlação de Pearson e análise da variância. Verificou-se a validade discriminante, comparando grupos de hipertensos e não hipertensos por meio do Teste T.
Resultados:
O Alpha de Cronbach foi 0,74. Ao comparar os grupos, constatou-se que pessoas com hipertensão tiveram melhor desempenho (p<0,001). A correlação de Pearson indicou que as variáveis medem faces diferentes do mesmo construto, justificando a organização em subdimensões.
Conclusão:
A versão brasileira da Hypertension Knowledge-Level Scale é um instrumento confiável, que teve seu construto e critério validados para medir conhecimento sobre a hipertensão em brasileiros. Sua utilização pode auxiliar profissionais de saúde no planejamento de ações educativas.
Palavras-chave:
Estudo de validação; Inquéritos e questionários; Hipertensão; Conhecimento