Acessibilidade / Reportar erro

Validação do construto e confiabilidade da versão brasileira da Hypertension Knowledge-Level Scale

RESUMO

Objetivo:

Validar o construto e testar a confiabilidade da versão brasileira da Hypertension Knowledge-Level Scale.

Método:

Pesquisa metodológica realizada com 220 participantes em uma unidade de saúde de Curitiba, Paraná. Os dados foram coletados mediante um questionário sociodemográfico e a versão brasileira da escala. A validade de construto e confiabilidade foram avaliadas pelos testes Alpha de Cronbach, correlação de Pearson e análise da variância. Verificou-se a validade discriminante, comparando grupos de hipertensos e não hipertensos por meio do Teste T.

Resultados:

O Alpha de Cronbach foi 0,74. Ao comparar os grupos, constatou-se que pessoas com hipertensão tiveram melhor desempenho (p<0,001). A correlação de Pearson indicou que as variáveis medem faces diferentes do mesmo construto, justificando a organização em subdimensões.

Conclusão:

A versão brasileira da Hypertension Knowledge-Level Scale é um instrumento confiável, que teve seu construto e critério validados para medir conhecimento sobre a hipertensão em brasileiros. Sua utilização pode auxiliar profissionais de saúde no planejamento de ações educativas.

Palavras-chave:
Estudo de validação; Inquéritos e questionários; Hipertensão; Conhecimento

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br