Acessibilidade / Reportar erro

Instrumentos para avaliação dos ambientes da prática profissional de enfermagem: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

Identificar os instrumentos utilizados para avaliar os ambientes da prática profissional de enfermagem no contexto hospitalar.

Método:

Revisão integrativa, cujo processo de pesquisa, foi conduzido de forma independente por dois investigadores, no período de julho e agosto de 2019 nas bases de dados CINHAL, PubMed e SciELO.

Resultados:

Com base nos critérios de inclusão e exclusão, consideraram-se para análise 53 estudos, publicados entre 2009 e 2019. Foram identificados dez instrumentos e três áreas temáticas: instrumentos de avaliação dos ambientes da prática profissional de enfermagem; implicações do uso dos instrumentos de avaliação dos ambientes da prática profissional de enfermagem; limitações dos instrumentos de avaliação dos ambientes da prática profissional de enfermagem.

Conclusão:

Apesar da relevância dos instrumentos identificados, essa revisão integrativa fornece contribuições que sustentam a necessidade de utilização de ferramentas específicas para avaliação dos ambientes da prática profissional de enfermagem que incluam os componentes estrutura, processo e resultado.

Palavras-chave:
Ambiente de trabalho; Prática profissional; Enfermagem; Hospitais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br