Resumo
OBJETIVO
Avaliar os fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio de escolas públicas.
MÉTODO
Estudo transversal e analítico, realizado em Montes Claros, Minas Gerais. Participaram 819 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, em 2016/2017. Utilizou-se um questionário que contemplava variáveis sociodemográficas, escolares, autopercepção da qualidade de vida, sintomas depressivos, adicção em Internet e estilo de vida. Utilizou-se Razão de Chances, mediante a Regressão Logística.
RESULTADOS
Entre os participantes, 92,2% possuíam estilo de vida desejável, com escore médio de 70,75 pontos (±11,60). Na análise múltipla, permaneceram associadas ao estilo de vida as variáveis autopercepção da qualidade de vida (p=0,005), sintomas depressivos (p<0,001) e adicção em Internet (p=0,007).
CONCLUSÃO
A melhoria da qualidade de vida, apoio emocional e educação quanto ao uso adequado da Internet devem ser abordados pelo enfermeiro nas ações de promoção da saúde no ambiente escolar.
Palavras-chave:
Estilo de vida; Estudantes; Saúde do estudante; Enfermagem; Saúde pública