Acessibilidade / Reportar erro

Fototerapia com LED no reparo tecidual de feridas crônicas em pessoas com diabetes: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Identificar evidências científicas da fotobiomodulação com LED no tratamento e reparo tecidual em feridas crônicas de pessoas com Diabetes Mellitus, tipo I e II.

Método:

Revisão sistemática realizada de setembro/2021 a abril/2022 na PubMed, LILACS, SCIELO, COHRANE, EMBASE e Web of Science. Incluídos ensaios clínicos randomizados e observacionais utilizando LED na cicatrização de feridas em diabéticos, publicados entre 2015 a 2022. Os dados foram analisados descritivamente com triagem de título/resumo, leitura dos artigos em texto completo e seleção definitiva após atender aos critérios de inclusão e exclusão pré-definidos.

Resultados:

Do total de 840 referências encontradas, foram selecionados oito artigos que avaliaram a eficácia da fototerapia LED em feridas de pacientes diabéticos.

Conclusão:

A luz LED mostrou-se benéfica no reparo tecidual, com aumento na produção de colágeno e fibroblastos, angiogênese, redução da inflamação e consequentemente, diminuição no tamanho da lesão.

Palavras-chave:
Fototerapia; Cicatrização; Diabetes Mellitus; Pé diabético; Úlcera do pé

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br