RESUMO
Objetivo:
Avaliar uma estratégia lúdica desenvolvida para promover o engajamento dos pais e acompanhantes nas ações de segurança do paciente pediátrico.
Método:
Pesquisa qualitativa na modalidade de pesquisa-ação, utilizando a análise de conteúdo temática para tratamento dos dados. Desenvolvida com acompanhantes das crianças internadas na pediatria de um hospital público de Belo Horizonte, Minas Gerais, entre maio e outubro de 2018. A coleta ocorreu em duas fases: ação (estratégia lúdica) e exploratória (avaliação do conhecimento).
Resultados:
Emergiram três categorias temáticas: Aprendendo sobre segurança do paciente por meio do jogo; Avaliação do jogo como estratégia lúdica na promoção da segurança do paciente; e Mudança de percepção e comportamento dos pais e acompanhantes nas ações de promoção da segurança.
Conclusão:
O jogo apresentou-se como importante ferramenta de transferência de conhecimento sobre segurança do paciente, motivando os pais e acompanhantes a se tornarem críticos e coparticipantes quanto à assistência à criança hospitalizada.
Palavras-chave
Jogos experimentais; Enfermagem pediátrica; Segurança do paciente; Participação do paciente; Criança hospitalizada