Acessibilidade / Reportar erro

Ambiente da prática profissional da equipe de enfermagem em unidades de internação de hospital universitário

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o ambiente da prática profissional da equipe de enfermagem de unidades de internação hospitalar e compará-lo segundo características profissionais e do trabalho.

Método:

Estudo transversal, analítico, realizado no sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio da versão brasileira do Nursing Work Index-Revised a amostra (n=142) de profissionais, enfermeiros (n=56; 34,9%) e técnicos/auxiliares de enfermagem (n=86; 60,6%). A análise deu-se por estatística descritiva e analítica.

Resultados:

O ambiente da prática profissional foi considerado favorável em todas as subescalas. A subescala relações entre médicos/equipe de enfermagem apresentou diferença significante entre categorias profissionais, com melhor resultado para enfermeiros. O turno da tarde destacou-se na avaliação favorável. Maior tempo de trabalho na instituição e na unidade apresentaram tendência de piores avaliações para autonomia e controle, respectivamente.

Conclusão:

A avaliação do ambiente de prática foi considerada favorável, no entanto o estudo aponta oportunidades de melhorias para a equipe de enfermagem.

Palavras-chave:
Ambiente de instituições de saúde; Segurança do paciente; Qualidade da assistência à saúde; Pesquisa em administração de enfermagem; Enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br