Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do uso de aplicativo móvel no conhecimento sobre vírus da imunodeficiência humana entre universitários

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o efeito do uso de aplicativo móvel no conhecimento sobre vírus da imunodeficiência humana entre universitários.

Método:

Estudo de intervenção do tipo antes e depois, com 196 universitários, no período de agosto a dezembro de 2018. A intervenção consistiu no uso do aplicativo móvel educ@aids por 15 dias. Foram realizadas análises univariadas, por meio de estatísticas descritivas simples e para comparação do conhecimento antes e após intervenção foi utilizado o Teste de McNemar.

Resultados:

Houve melhora no conhecimento após uso do educ@aids nas variáveis relacionadas ao conhecimento acerca da transmissão do vírus; conhecimento acerca do tratamento, cura e prevenção; conhecimento de outras informações sobre o vírus da imunodeficiência humana.

Conclusão:

O uso do educ@aids aumentou o conhecimento sobre o vírus da imunodeficiência humana entre os universitários da saúde.

Palavras-chave:
Síndrome de imunodeficiência adquirida; Conhecimento; Aplicativos móveis; Smartphone; Estudantes; Tecnologia da informação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br