RESUMO
Objetivo:
Avaliar o efeito do uso de aplicativo móvel no conhecimento sobre vírus da imunodeficiência humana entre universitários.
Método:
Estudo de intervenção do tipo antes e depois, com 196 universitários, no período de agosto a dezembro de 2018. A intervenção consistiu no uso do aplicativo móvel educ@aids por 15 dias. Foram realizadas análises univariadas, por meio de estatísticas descritivas simples e para comparação do conhecimento antes e após intervenção foi utilizado o Teste de McNemar.
Resultados:
Houve melhora no conhecimento após uso do educ@aids nas variáveis relacionadas ao conhecimento acerca da transmissão do vírus; conhecimento acerca do tratamento, cura e prevenção; conhecimento de outras informações sobre o vírus da imunodeficiência humana.
Conclusão:
O uso do educ@aids aumentou o conhecimento sobre o vírus da imunodeficiência humana entre os universitários da saúde.
Palavras-chave:
Síndrome de imunodeficiência adquirida; Conhecimento; Aplicativos móveis; Smartphone; Estudantes; Tecnologia da informação