RESUMO
Objetivo:
Compreender a relação entre espaço e uso de substâncias psicoativas por adolescentes.
Métodos:
Pesquisa de método misto, conduzida com escolares do 9º ano do ensino fundamental de Divinópolis, Minas Gerais. No eixo quantitativo (n=303) aplicou-se os módulos de informações gerais, uso de bebidas e drogas ilícitas da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. O eixo qualitativo (n=18) foi preponderante e seguiu-se ao quantitativo. Realizou-se análise descritiva e de fatores associados para as variáveis quantitativas. No qualitativo analisou-se os discursos com base na determinação social.
Resultados:
Não morar com os pais e ter amigos que fazem uso de bebidas foram fatores associados a uma maior probabilidade de uso de bebidas por adolescentes. Os espaços socioculturais do adolescente relacionam-se com o uso de bebidas e suas consequências.
Conclusão:
A visão do adolescente quanto ao uso de substâncias psicoativas é influenciada pelo espaço social e geográfico no qual se insere.
Palavras-chaves:
Comportamento do adolescente; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Relações familiares; Instituições acadêmicas; Relações interpessoais