Acessibilidade / Reportar erro

Parada cardiorrespiratória obstétrica: construção e validação de instrumento para avaliar o conhecimento da enfermagem

RESUMO

Objetivo

Construir e validar instrumento para avaliar o conhecimento da enfermagem sobre parada cardiorrespiratória obstétrica.

Métodos

Estudo metodológico composto pela construção do instrumento, validação de conteúdo por 23 especialistas e validação da consistência interna com 74 profissionais da enfermagem e 99 estudantes de enfermagem. Foram considerados válidos os itens com concordância mínima de 90%, verificada a partir do Índice de Validação de Conteúdo, Razão de Validade de Conteúdo e teste binomial. O alpha de Cronbach foi utilizado para verificar a consistência interna e o valor superior a 0,6 classificado como aceitável.

Resultados

O instrumento foi composto por16 questões de múltipla escolha, dos 16 itens avaliados, oito possuíram concordância de 100% e seis 95%. A menor razão de validade de conteúdo foi de 0,82 e o alpha de Cronbach foi de 0,694.

Conclusões

O instrumento foi construído e validado, recomendando-se sua utilização para avaliação do conhecimento em parada cardiorrespiratória obstétrica.

Palavras-chave
Ensino; Avaliação educacional; Educação em enfermagem; Reanimação cardiopulmonar; Obstetrícia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br