RESUMO
Objetivo:
Comparar o conhecimento de enfermeiros sobre o pé diabético antes e após intervenção educativa.
Método:
Estudo quase experimental, do tipo antes e depois, realizado com 53 enfermeiros, de março a junho de 2016, no município de Campina Grande, Paraíba. Foi utilizada a Metodologia da Problematização para o desenvolvimento da intervenção educativa. O conhecimento foi investigado por meio de um instrumento delineado pelas pesquisadoras. Para análise dos dados antes e após intervenção, realizaram-se os testes de McNemar e de Wilcoxon.
Resultados:
O conhecimento dos enfermeiros sobre pé diabético mostrou-se deficiente, com média de acertos no pré-teste de 23,8 (DP±12,8) e após 41,9 (DP±9,2), com diferença estatisticamente significativo (p<0,01).
Conclusão:
Verificou-se aumento significativo do conhecimento após a intervenção, destacando-se os itens relacionados à avaliação da perda de sensibilidade protetora plantar, fundamentais à prevenção do pé diabético.
Palavras-chave:
Pé diabético; Educação em enfermagem; Atenção primária à saúde; Enfermagem em saúde pública