Acessibilidade / Reportar erro

Segurança do paciente em clínicas de hemodiálise: percepção da equipe de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Analisar a percepção da equipe de enfermagem sobre a segurança do paciente em clínicas de hemodiálise.

Método:

Estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, realizado com 37 profissionais da equipe de enfermagem de cinco clínicas de hemodiálise, localizadas nos municípios de Sobral e Fortaleza, no Ceará, Brasil. Os dados foram coletados no período de outubro a dezembro de 2021, por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas e analisados por Classificação Hierárquica Descendente.

Resultados:

Emergiram quatro classes: funcionamento das clínicas de hemodiálise; papel do acompanhante e do paciente na sua segurança em clínicas de hemodiálise; atuação da equipe de enfermagem no cuidado seguro do paciente em tratamento hemodialítico; metas internacionais de segurança do paciente nas clínicas de hemodiálise.

Conclusão:

Os participantes reconhecem a existência de falhas nas metas internacionais de segurança do paciente, principalmente a ocorrência de erros na identificação dos pacientes e administração de medicamentos.

Descritores:
Enfermagem; Segurança do paciente; Diálise renal; Participação do paciente

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br