RESUMO
Objetivo:
Elaborar e validar o conteúdo de um curso de formação profissional na atenção de enfermagem em saúde mental a pacientes adultos clínico-cirúrgicos hospitalizados.
Método:
Pesquisa de validação de conteúdo, com a participação de oito especialistas recrutados no ano de 2019, tendo como focouma instituição hospitalar da Região Sul do Brasil. Os dados foram coletados online e tratados pela estatística descritiva e analítica.
Resultados:
Foram avaliados quatro itens do curso, obtendo-se o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) de 0,98 no item “conceitos em saúde mental e sua aplicabilidade para pacientes clínico-cirúrgicos hospitalizados”; 0,93 no item “Pré e pós-curso de avaliação de conhecimentos em saúde mental”; 0,95 no item “Panorama mundial da sistematização da assistência de enfermagemem saúde mental”; e 0,94 no item “Fluxograma da nova árvore de saúde mental”.
Conclusão:
A validação do curso de formação profissional apresentou IVC satisfatório, sendo seu conteúdo validado para uso.
Palavras-chave:
Saúde mental; Processo de enfermagem; Educação continuada em enfermagem; Enfermagem; Estudo de validação