RESUMO
Objetivo Analisar a perspectiva de Enfermeiras Coordenadoras de Equipes de Saúde da Família sobre a gestão do cuidado às pessoas em adoecimento crônico no rural.
Método Estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado em uma Região de Saúde do Rio Grande do Sul, junto às Enfermeiras em cargo de Coordenação das Unidades de Saúde da Família, entre 2014 e 2015. A amostra foi constituída por sete participantes. A análise dos dados se deu por análise de conteúdo do tipo temática, com apoio do software NVIVO.
Resultados Categorias temáticas identificadas: A organização político-administrativa da atenção em saúde; As pluralidades do Rural impondo Especificidades à Gestão do Cuidado e Estratégias para a gestão do cuidado no rural.
Considerações finais Apontam-se elementos da gestão do cuidado que estão relacionados não só ao atendimento individual, mas também elementos ligados a dimensões mais amplas da atenção em saúde, como as relações sociais e políticas que tensionam os territórios e que têm implicações à prática clínica.
Palavras-chave Saúde da população rural; Enfermagem em saúde pública; Gestão em saúde; Atenção integral à saúde