Acessibilidade / Reportar erro

Coberturas primárias em pessoas com lesões por pênfigo vulgar: revisão integrativa de literatura

RESUMO

Objetivo:

Identificar a(s) cobertura(s) primária(s) preconizada(s) na literatura para a realização do curativo da pessoa com pênfigo vulgar; descrever as repercussões favoráveis ou desfavoráveis relacionadas a essas coberturas.

Método:

Revisão integrativa de literatura, utilizando os descritores “bandages”, “nursing care”, “nursing”, “skin diseases/vesiculobollous” e “pemphigus”; critérios de inclusão: abordar a cobertura primária para o curativo de pessoas com lesões cutâneas por pênfigo vulgar; publicados entre 2010 e 2017; em português, inglês ou espanhol; indexados na BDENF, LILACS, PubMed e Scopus.

Resultados:

Selecionou-se 08 artigos, sendo sete artigos com níveis de evidência 4 e 5 e apenas um artigo com nível de evidência 3. As coberturas primárias abordadas foram: gel de prata, hidrocolóide, hidrogel, hidrofibra com prata, antibióticos, vaselina esterilizada, pomada à base de corticóide e vitamina E.

Conclusão:

A gaze vaselinada estéril, preparada conforme protocolo, foi a cobertura apresentada em estudo com nível de evidência mais significativo.

Palavras chave:
Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Dermatologia; Pênfigo; Bandagens

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br